sábado, 25 de abril de 2009

As bibliotecas em uma nova era

por A.Berbe em 30.05.08



Robert Danton, da University Library at Harvard, escreveu um artigo para o New York Review of Books sobre o papel das bibliotecas nesse mundo altamente conectado e “dominado” pelo Google, em referência ao status adquirido por esse sistema de busca em relação à recuperação de informação.

O autor faz a seguinte questão: qual a posição das bibliotecas perante as “maravilhas tecnológicas” iguais ao Google?

Após fazer um breve passeio pela história dos livros e das tecnologias de informação, Danton é categórico: a biblioteca não deve se tornar um museu ou um armazém de livros empoeirados (o adjetivo “empoeirados” eu coloquei para enfatizar a idéia de abandono ou proibição de acesso, o que acontece com muitos acervos). E convida as instituições para compartilharem seus acervos, oferecendo formas para que seus usuários possam utilizá-los. A digitalização de acervos tornando-os realmente público é algo benéfico, uma forma de oferecer acesso quase que universal a determinados conhecimentos que antes seriam impossíveis de usufruí-los.

Isso tudo foi dito para dizer que, embora as tecnologias de informação e sites como Google possam facilitar o acesso à informação, as bibliotecas merecem o papel central como instituições que preservam o passado e orientam o desenvolvimento do futuro.

Eu concordo. E acredito que muitos conscientes profissionais tenham a mesma opinião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário