domingo, 19 de abril de 2009

Comentário do filme O CARTEIRO E O POETA

Olá biblioamigos queria dizer que gostei bastante do Filme. Ele revela uma realidade pura pois fala do preconceito em relação ao analfabetismo porque os analfabetos não recebiam cartas, como fala o chefe de Mario no começo, e tmbém do preconceito ao poeta, a sua linguagem e maneira de expressar o meio ao seu redor por parte da tia da noiva do carteiro e do padre da vila.Este é um filme de arte, um filme de amor, um filme de luta. O cenário é maravilhoso, os atores são ótimos. Um filme para chorar e refletir por algum tempo depois que acaba.É uma ótima indicação de arte pois traz o brilhantismo do bravo poeta chileno Pablo Neruda, ao explorar sua invulgar concepção de amor. As metáforas empregadas por ele possuem um veio bastante contemplativo, o que dá ao filme uma leveza agradável.










Numa remota ilha do Mediterrâneo, um carteiro recebe a ajuda do poeta Pablo Neruda a fim de conquistar o amor de sua vida. Com Massimo Troisi e Philippe Noiret. Vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora - Drama.



seta3.gif (99 bytes) Ficha Técnica
Título Original: Il Postino
Gênero: Romance
Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento (Itália):
1994
Estúdio: Miramax Films / Blue Dahlia Productions / Cecchi Gori Group Tiger Cinematografica / Esterno Mediterraneo Film / Penta Films, S.L.
Distribuição: Miramax Films
Direção: Michael Radford
Roteiro: Anna Pavignano, Michael Radford, Furio Scarpelli, Giacomo Scarpelli e Massimo Troisi, baseado em livro de Antonio Skármeta
Produção: Mario Cecchi Gori, Vittorio Cecchi Gori e Gaetano Daniele
Música: Luiz Enríquez Bacalov
Direção de Fotografia: Franco Di Giacomo
Desenho de Produção: Lorenzo Baraldi
Figurino: Gianna Gisi
Edição: Roberto Perpignani



seta3.gif (99 bytes) Elenco
Massimo Troisi (Mario Ruoppolo)
Philippe Noiret (Pablo Neruda)
Maria Grazia Cucinotta (Beatrice Russo)
Renato Scarpa (Telégrafo)
Linda Moretti (Donna Rosa)
Mariano Rigillo (Di Cosimo)
Anna Bonaiuto (Matilde)
Bruno Alessandro (Pablo Neruda - voz)



seta3.gif (99 bytes) Sinopse
Por razões políticas o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabetoé contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade.







seta3.gif (99 bytes) Premiações
- Ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora - Drama, além de ter sido indicado em outras 4 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Massimo Troisi) e Melhor Roteiro Adaptado.


- Ganhou 3 prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Trilha Sonora. Foi ainda indicado em outras duas categorias: Melhor Ator (Massimo Troisi) e Melhor Roteiro Adaptado.

- Ganhou o Prêmio do Público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


seta3.gif (99 bytes) Curiosidades
-
O ator e roteirista Massimo Troisi morreu de ataque cardíaco apenas um dia após a conclusão das filmagens de O Carteiro e o Poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário