terça-feira, 5 de maio de 2009

Discutindo o texto...



1.Como e por que diferentes tecnologias intelectuais geram estilos de pensamentos diferentes?

É inerente ao ser humano o fato de estar em constante crescimento intelectual e aprimoramento cultural e tecnológico, os três tempos do espírito segundo Piery Levi (Oralidade, Escrita e Informática), não só pertencem a épocas diferentes, como também as carcterizam e por esse motivo é possível dizer que em cada tempo ou momento da intelectualidade o homem se encontra em estágios diferentes, para cada etapa concebe um pensamento, sendo que na oralidade ele forma principios, na escrita registra sua história e na era da informática consegue globalizar suas idéias e expandir sua comunicação.

Os três se entrelaçam, pois são contínuos, porém se distinguem não só pelo contexto em que estão inseridos mas também pelos recursos que dispõem em cada etapa, portanto o homem muda o seu pensamento porque pretende evoluir e para isso deve quebrar paradigmas, nesse caso este não é apenas mais um produto da sociedade mais formador da mesma.


2. Quais são as representações que têm mais chance de sobreviver nas ecologias cognitivas essencilamente compostas por memórias humanas?

As represntações orais ao serem manifestadas conseguem traduzir o contexto histórico de um povo e desperta-lhe sua perspectiva de mundo,pois premitem que uma geração transmita a outra os marcos de seu passado e os traços encontrados no presente norteando-o para o povir, vemos que o oral independe de suportes eletrônicos ou até mesmo de registros escritos, seu arquivo ou sua fonte são o próprio homem , nele se encontram as perguntas e respostas do seu próprio dilema, onde os valores e/ou costumes são compostos e preservados unicamente na memória humana.

3. Qual seria o tempo secretado pela informatização?

É possível dizer que nenhum dos três, porque como já foi dito, a informatização não vem para ocultar valores, ou desmintir os outros tempos (oralidade e escrita),mas para evidenciá-los e aliada a estes propagar um novo momento da história: o surgimento da Sociedade da Informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário